Alguém o atormentou o dia todo? mande a pessoa plantar batatas que ela o deixará em paz. Mas o que os pobres tubérculos tem a ver com isso?? A expressão de origem portuguesa, começou a ser usada no Séc. 15, época em que a navegação e a pesca do bacalhau ganharam força em Portugal. A agricultura , que fornecia os alimentos básicos, era vítima de um certo desdém, principalmente a batata, tida como um alimento vulgar - quem se dedicasse a plantá-la se sujeitava a uma atividade desqualificada.
Mais tarde, nos países que participaram da Revolução Industrial, ser operário dava mais status do que ser lavrador. Com a decadência das pequenas indústrias, trabalhadores qualificados, recém-desempregados, eram aconselhados a plantar batatas.
O tubérculo também é protagonista da expressão "é batata". Usado para designar algo simples de se fazer ou algo que certamente irá acontecer, o ditado surgiu como referência à facilidade em cultivar a batata nos mais diferentes locais.
- Texto extraído da Revista "Aventuras na História" Ed. 25 Set/2005
Gastronomia e História sempre andaram lado a lado, desta forma, impulsionada por duas das minhas maiores paixôes, criei esse blog, para tornar nossas receitas mais interessantes e nossa história mais saborosa...
COMPROMISSO
Fico muito triste ao ver a falta de comprometimento de muitas pessoas que simplesmente "copiam", fatos e história de outros sites/blogs, sem nenhuma responsabilidade.
Não sou historiadora, sou uma "curiosa", mas isso não me impede de consultar, pesquisar e averiguar da melhor forma possível os dados que posto neste blog.
Tento ser o mais fiel possível á verdade e tudo que foi postado, independente de ser originário de uma revista, internet ou livro, foi pesquisado... Inclusive por isso há uma demora de novas postagens...
Não tenho interesse de colocar qualquer coisa para fazer volume... tenho um compromisso com o meu conhecimento, e mais do que um simples blog que une gastronomia e história, faço deste um depósito de conhecimento.
Deixem opiniões, críticas, sugestões e conhecimento...
Obrigada
Nenhum comentário:
Postar um comentário