COMPROMISSO

Fico muito triste ao ver a falta de comprometimento de muitas pessoas que simplesmente "copiam", fatos e história de outros sites/blogs, sem nenhuma responsabilidade.
Não sou historiadora, sou uma "curiosa", mas isso não me impede de consultar, pesquisar e averiguar da melhor forma possível os dados que posto neste blog.
Tento ser o mais fiel possível á verdade e tudo que foi postado, independente de ser originário de uma revista, internet ou livro, foi pesquisado... Inclusive por isso há uma demora de novas postagens...
Não tenho interesse de colocar qualquer coisa para fazer volume... tenho um compromisso com o meu conhecimento, e mais do que um simples blog que une gastronomia e história, faço deste um depósito de conhecimento.
Deixem opiniões, críticas, sugestões e conhecimento...
Obrigada

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"ABRE-TE, SÉSAMO!"

A frase mágica usada por Ali-Babá em As Mil e Uma Noites era a a senha para que a porta do seu esconderijo se abrisse automaticamente. Mais do que o mistério de como essa espécie de controle remoto das arábias funcionava, a frase guarda outro segredo: o Que é Sésamo??? Na verdade, a expressão "Abre-te sésamo", é uma metáfora que significa "abre-te como um sésamo se abre". O sésamo em questão é, no português de Portugal, o gergelim, planta que se abre devagar liberando suas sementes (aquelas que vem em cima do Big Mac). Assim, o que Ali dizia ao chegar em casa era: "Abre-se gergelim". a confusão acontece no Brasil, porque as traduções da História que chegaram aqui, no séc. 19, estavam em português europeu. E, de lá pra cá, ninguém se lembrou de perguntar: afinal, quem é esse tal de "Sésamo"?

- Texto Extraído da Revista "Aventuras na História" Ed. 21 Maio/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário