COMPROMISSO

Fico muito triste ao ver a falta de comprometimento de muitas pessoas que simplesmente "copiam", fatos e história de outros sites/blogs, sem nenhuma responsabilidade.
Não sou historiadora, sou uma "curiosa", mas isso não me impede de consultar, pesquisar e averiguar da melhor forma possível os dados que posto neste blog.
Tento ser o mais fiel possível á verdade e tudo que foi postado, independente de ser originário de uma revista, internet ou livro, foi pesquisado... Inclusive por isso há uma demora de novas postagens...
Não tenho interesse de colocar qualquer coisa para fazer volume... tenho um compromisso com o meu conhecimento, e mais do que um simples blog que une gastronomia e história, faço deste um depósito de conhecimento.
Deixem opiniões, críticas, sugestões e conhecimento...
Obrigada

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

"DAR UMA BANANA"

O ato de erguer o punho direito cerrado com força, apontando o cotovelo de um jeito meio brusco, tem sido cada vez mais preterido em vez dos pesados palavrões usados no dia a dia. Acredita-se que a expressão "dar uma banana" não só surgiu depois, como foi inspirada no gesto ofensivo e vulgar. O acréscimo da fruta ( com conotação fálica)*, no entanto, aconteceu apenas em território brasileiro. Em Portugal, sua terra natal, o gesto é apresentado de diferentes expressões: "fazer as armas de santo Antônio", "manguito"** ou "dar manguito"** - no país europeu, a referência às armas da Ordem Terceira de São Francisco, em que figuravam dois braços cruzados, tem a mesma intenção de xingamento. 


- Texto Extraído da Revista "Aventuras na História" Ed. 84 Jul/2010


Dicionário da Alê


* Conotação Fálica
Na realidade, fiquei horas pesquisado essa expressão, e tive que recorrer à minha professora Particular de Português Sassá...Realmente fiquei me sentindo bem "inculta", para não usar palavra pior, se era tão óbvio (para não ter descrição no dicionário), realmente eu estava perdida... aí vai a tradução para aqueles que como eu não conheciam essa "expressão" Aí vai o significado de CONOTAÇÃO FÁLICA:
co.no.ta.ção feminino (plural: conotações) Um significado que é sugerido,implicado, em oposição à denotação, ou definição literal. É uma característica de palavras ou frases, ou do contexto em que as palavras ou frases são usadas. 
A conotação de dizer: "ela é uma vaca" é que ela é fisicamente feia ou moralmente repreensível,  e não que ela é a fêmea de um bovino.
.li.co relativo ao falo, representação do membro viril masculino.
Logo, conotação fálica é uma sugestão erótica, que implica o órgão sexual masculino.

**manguito (mango + -ito)
1- Infrm. Gesto realizado com os dois braços, cruzando-se um sobre o outro, mantendo-se um deles na vertical, e que serve para ofender alguém.
4. Infrm. Gesto feito com os dedos, geralmente considerado obsceno e usado para ofender alguém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário