COMPROMISSO

Fico muito triste ao ver a falta de comprometimento de muitas pessoas que simplesmente "copiam", fatos e história de outros sites/blogs, sem nenhuma responsabilidade.
Não sou historiadora, sou uma "curiosa", mas isso não me impede de consultar, pesquisar e averiguar da melhor forma possível os dados que posto neste blog.
Tento ser o mais fiel possível á verdade e tudo que foi postado, independente de ser originário de uma revista, internet ou livro, foi pesquisado... Inclusive por isso há uma demora de novas postagens...
Não tenho interesse de colocar qualquer coisa para fazer volume... tenho um compromisso com o meu conhecimento, e mais do que um simples blog que une gastronomia e história, faço deste um depósito de conhecimento.
Deixem opiniões, críticas, sugestões e conhecimento...
Obrigada

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CROISSANT

Ninguém sabe ao certo, mas a história em que a maioria acredita conta que o pão foi criado por padeiros austríacos, em 1686, na guerra com a Turquia. Na frente de batalha, durante a noite, enquanto trabalhavam, um grupo de padeiros ouviu os turcos cavando um túnel embaixo da cozinha do acampamento para pegar os austríacos de surpresa. O alarme dos padeiros, conseguiu barrar o ataque à capital Budapeste, o que levou à derrota os turcos. Para comemorar a vitória, os padeiros criaram um pão no formato de uma lua crescente (croissant, em francês), que é o desenho estampado na bandeira turca. No início, sua massa era mais pesada, semelhante à de um pão comum. 
Alguns pesquisadores atribuem sua invenção ao comerciante vienense de origem polaca Franz Georg Kolchitsky que vivia em Constantinopla. Esse homem conheceu o café nessa cidade em 1475 e, com cerca de 500 sacas do produto abandonadas pelos Turcos após derrota em batalha, abriu um "café" onde passou a servir a bebida. Aí, para acompanhar o café, inventou esse pão em formato de crescente.
Maria Antonieta (última Rainha da França), nasceu em Viena (Áustria) quando casou com o Luis Augusto de bourbon, futuro Luis XVI, Rei da França, ainda adolescente, levou a iguaria, que era uma das suas preferidas, ao País.
O primeiro relato conhecido data de 1853 em um Livro escrito pelo Francês Anselme Payen.


Fonte: Revista Aventuras na História, Ed. 32 abr/2006 / Wikipédia / Internet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário